França e Uruguai perderam a chance de saltar na liderança do Grupo A nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, onde as equipes terminaram empatadas em 0 a 0, na segunda partida da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Com o resultado, as quatro equipes da chave ficam empatadas em um ponto - já que no jogo de abertura do Mundial África do Sul e México terminaram em 1 a 1.

Foi um jogo duro e disputado, com marcação cerrada de lado a lado e poucas chances de gol. O tipo de partida que termina com o recorde negativo que acabou sendo a grande marca do duelo: foi nele que se mostrou o primeiro cartão vermelho da competição, para o uruguaio Nicolás Lodeiro, já no segundo tempo.

A maioria das chances de ataque francesas vieram nos minutos finais da partida, justamente após a expulsão de Lodeiro e com Thierry Henry e Florient Malouda em campo para dar fôlego novo aos bleus. Também saíram dos pés habilidosos de Franck Ribéry. O meia-atacante do Bayern de Munique procurou controlar a posse de bola e dar início às jogadas dos bleus desde o começo, quando logo aos oito minutos fez bela jogada pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para o chute para fora de Sidney Govou.

Apesar disso, uma das grandes chacnes da primeira etapa - e, logo se veria, do jogo - veio de pés uruguaios. Do pé direito sempre calibrado de Diego Forlán, que entrou na área aos 16 minutos, cortou William Gallas e chutou firme para defesa do goleiro Hugo Lloris. Seria disso, de investidas isoladas de seu principal atacante, que o Uruguai viveria durante 90 minutos.

O segundo tempo foi talvez ainda mais fechado do que o primeiro, com as duas equipes evitando se arriscar, e o sistema defensivo uruguaio levando vantagem sobre a postura ligeiramente mais ofensiva dos franceses, já com Henry, que atingiu marca significativa. O astro do Barcelona se juntou a um grupo seleto de 17 jogadores que disputaram quatro edições da Copa do Mundo da FIFA - sendo ele o único francês da lista.

No final, o empate acabou soando até como algo mais proveitoso para os sul-americanos do que para os europeus, já que no final da partida o jovem Nicolás Lodeiro - que acabava de entrar em campo no lugar de Ignacio González vindo do banco de reservas - recebeu seu segundo cartão amarelo e se tornou o primeiro jogador expulso no Mundial.